sábado, 12 de junho de 2010

Preguiça Tecnológica


Nos dias atuais é comum uma pessoa sentada em seu sofá, controlar o que assiste tendo em mãos o controle remoto. Assim como não precisar ir ao banco enfrentar longas filas para pagar uma conta, pois ela pode ser paga pela internet. Virar o lp, nunca mais, basta continuar ouvindo até o fim do álbum em seu mp3, mp4, mps5, e por aí vai. Ou mesmo dar um clique e parar com o som nos seus ouvidos. Não precisa ir aos correios mandar uma carta para outra cidade, estado ou país (pelo menos na maioria dos casos), mas quando se trata de alguém distante, que se mudou para outra cidade, estado, país, ou sei lá, basta enviar um email. Assim como estas e tantas outras situações, a vida de certa forma ficou mais “fácil”.
Estamos acostumados a entrar em shoppings centers sem reparar que a porta abre a uma pequena distância de você, nos acostumamos com o fato de não precisar mais colocar as mãos na maçaneta para abri-la, tanto para entrar como para sair. Muitos (maioria) não fazem mais questão de ir a uma loja de cd’s para comprar o cd de sua banda ou cantor (a) que quer ouvir, o que muitos preferem é apenas fazer um download do álbum ou da música predileta na internet. Nossas ações estão se tornando menos pessoais, presenciais. A internet veio com sites como Orkut, Msn e Twiter, para aproximar as pessoas virtualmente, ajudando aqueles que estão longe a se comunicar, mas ocasionando um distanciamento de outras.
Antes não se imaginava toda essa “facilidade” e praticidade que temos hoje em dia. O próprio celualr, hoje, objeto comum entre todos, e que muitas vezes o que menos se usa nele é a simples ação de telefonar e receber ligações. Vemos-nos como parte de todo esse maquinário de tecnologia, pois sem percebermos somos puxados para dentro desse mecanismo.
Há pessoas que usufruem dessas facilidades como o já citado acima downloads de músicas da internet, apenas quando não encontram o cd ou o vinil em sebos que procuram, usam Orkut e Msn para se comunicarem com amigos, enviam emails, usam a internet para fazer a maioria das pesquisas para trabalhos, não conseguem deixar o controle remoto sem pilhas etc. Fazem o uso de muitas dessas várias formas que essa tecnologia trouxe e que acabou tornando as pessoas meio “preguiçosas”, devido às facilidades que tudo isso ocasionou.
Simples de entender como um simples clique que desliga o seu monitor de TV, quando você deitado em sua cama, se espreguiça e não tem nem ao menos a vontade de levantar, cansado, para fazer um hábito higiênico como escovar os dentes antes de ir dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário