sábado, 12 de junho de 2010

O Caos de Belém

 
Trânsito em Belém é uma situação de verdadeiro caos. Segundo uma pesquisa feita com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belém tem pouco mais de cinco moradores para cada carro.
Temos uma tarifa de ônibus altamente abusiva relacionada a qualidade do serviço de transporte coletivo. Há uma irracionalidade, o ônibus sai de um extremo da cidade para o outro e não precisa percorrer esse extremo todo, ele pode percorrer até determinado local e lá o passageiro se deslocar em outro veiculo, para outra direção.
Seria importante ampliar os corredores de tráfego da cidade, porque nos últimos anos foram 20 mil novos veículos que entraram por ano em Belém e nós não tivemos nenhum novo corredor de tráfico na cidade para tentar reduzir o impacto.
É necessário começar a construir a lógica nesta cidade para o cidadão, para o pedestre, para o ciclista e não apenas a cidade para o automóvel. É fácil a gente medir isso: se pegar uma grande via de Belém aqui, vai para o jornal, mas se abrir em uma rua de pedestre, passa ano e ninguém reclama de nada. isto ocorre porque as cidades modernas lamentavelmente seguiam a lógica de atender ao veículo e não ao cidadão. E essa é uma distorção que precisa ser corrigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário